Success Cases

Unicesumar inova mais rápido, reduz custos e melhora em 70% a experiência das aulas online usando a Azion.

Desafio

Professores capacitados, materiais didáticos exclusivos e metodologia de ensino flexível são alguns dos componentes que colocam a Unicesumar no posto de melhor ensino a distância do Brasil segundo o MEC; e permitir aos alunos usufruírem ao máximo desses diferenciais é um grande desafio.

Com cerca de 250 mil alunos e mais de 700 polos no Brasil, a Unicesumar entende que a aprendizagem está diretamente relacionada com experiências online de excelência. Nesse sentido, um dos desafios é atender a grande demanda reprimida, que será impulsionada pelo 5G, e construir soluções inovadoras para encantar os alunos.

Até 2023, por exemplo, 83 milhões de pessoas terão acesso à web somente na América Latina¹, e 82% do consumo global de internet será de streaming e download de vídeo já em 2022². Com esse aumento expressivo no tamanho do mercado-alvo e no foco em consumo de conteúdos online, inovar rápido e preparar as aplicações para o futuro foi determinante na escolha da tecnologia.

Outro fator que torna o desafio ainda mais delicado é o surgimento de ameaças cibernéticas pelo mundo, das quais mais de 60% têm como alvo o segmento de educação³, como ataques de DDoS, que aumentaram em 278% no primeiro quarter de 2020 em relação ao mesmo período em 2019, e 542% comparado ao Q1 de 2018⁴.

Considerando todos esses fatores, a Unicesumar mudou a sua estratégia de tecnologia, que contava com uma solução de CDN (Content Network Delivery) líder de mercado para a entrega de conteúdos, mas que já não cumpria com os requisitos de performance e inovação necessários para esta nova fase.

Após uma pesquisa que envolveu testes com diversos fornecedores, inclusive com soluções especializadas para o mercado de educação, a decisão foi adotar uma plataforma de Edge Computing, dando início a uma história de sucesso entre Unicesumar e Azion!

Solução

Com 90% da base de alunos voltada ao ensino a distância, a Unicesumar adotou as soluções de Edge Computing da Azion para acelerar sua inovação no ensino a distância, além de buscar ganhos de disponibilidade, escalabilidade, performance e segurança visando oferecer a melhor experiência possível a seus alunos, não importa onde eles estejam.

Nesse contexto digital da universidade, a construção de Edge Applications com objetivo de substituir o antigo serviço de CDN foi o primeiro passo – concluído em menos de uma semana. Utilizando o módulo Edge Caching da Azion, que realiza a cópia inteligente, personalizada e gerenciável de conteúdos na borda da rede, os ganhos vieram à tona de imediato.

Tendo em vista viabilizar a transmissão de vídeos em alta definição, o time técnico da Unicesumar optou pelo uso do Azion L2 Caching, adicionando camada de cache gerenciável e próxima à origem dos vídeos, os quais são replicados na rede da Azion – e podem ser mantidos ali por longo período de tempo e a custos baixos –, transferidos para a borda da rede e entregues ao dispositivo final pelo Edge Node mais próximo e performático disponível.

Como evolução, novas Edge Applications foram construídas, todas elas com papel fundamental em agregar performance e segurança no carregamento de sistemas e conteúdos didáticos. A segurança multicamadas do Azion Edge Firewall, por sua vez, protege as camadas de rede e aplicação a fim de evitar interrupções e falhas de funcionamento na plataforma – mesmo em meio a ataques de alta complexidade e volumetria.

Além disso, pensando em coibir o vazamento de conteúdos específicos da universidade, destinados somente a alunos matriculados, e expandir as possibilidades de controle de acesso, a Unicesumar fez uso do Edge Functions e implementou funcionalidades de autenticação e autorização no acesso a sistemas e conteúdos.

Resultados e impactos

Com a adoção da Azion e o desenvolvimento de Edge Applications inteligentes para 98% das aplicações e acessos à Unicesumar em poucas semanas, os ganhos foram imediatamente percebidos por alunos e funcionários, que passaram a usufruir do serviço com performance 70% maior.

O notável aumento de eficiência no desenvolvimento de sistemas – com escala de nível global e segurança sempre ativa – permitiu ao time acelerar drasticamente o nível de inovação da Unicesumar, enquanto o consumo de recursos da infraestrutura em suas sedes praticamente zerou, simplificando a operação e reduzindo custos.

Desde a migração, a Unicesumar, apoiada pelo Azion Security Response Team (STR) e por algoritmos inteligentes que detectam, classificam e mitigam ameaças automaticamente, mantém a plataforma com 100% de disponibilidade, suportando todos os ataques cibernéticos sem gerar impactos no serviço.

Com presença global e alto padrão de desempenho em todos os estados do Brasil – com mais de 30 pontos de presença (points of presence – POPs) de Edge Computing no país –, a rede da Azion ajudou a Unicesumar a promover os níveis de disponibilidade e escalabilidade essenciais para levar os seus diferenciais, inclusive a estudantes brasileiros residentes no exterior.

“A flexibilidade da plataforma e a disponibilidade para compreender e atender nossas demandas são grandes diferenciais da empresa que nos levam a desejar adotar outros produtos e funcionalidades da Azion em sua plenitude.” Chrystiano Costa Mincoff, Diretor Executivo de Operações da Unicesumar

Sobre a Unicesumar

A Unicesumar é um dos maiores grupos educacionais do Brasil, referência em EaD (educação a distância), com atuação em todo o país a partir de mais de 700 polos e, também, no exterior, abrangendo estudantes brasileiros residentes em Miami, Dubai e Genebra.

Carregando a missão de promover a educação de qualidade a fim de formar grandes profissionais, a Unicesumar tem a inovação tecnológica permanente como um de seus valores essenciais, o qual é bastante empregado na transmissão de conteúdos em alta definição com máxima performance para mais de 250 mil alunos