Success Cases

Como Edge Computing transformou a experiência online de mais de 25 milhões de usuários

Desafio

Um em cada cinco usuários da internet consome conteúdos da NZN no Brasil. Marcas importantes como TecMundo, The BRIEF, MegaCurioso, Minha Série, Baixaki e Click Jogos, fazem da NZN um dos principais players para soluções de publicidade e comunicação on-line. São mais de 200 milhões de pageviews por mês, impactando a vida de 25 milhões de usuários únicos.

Com este volume de acessos, e cobrindo temas muitas vezes sensíveis, o grande desafio da empresa é garantir a performance - fundamental para fidelizar os usuários - mesmo durante grandes picos de acesso. Não menos importante, manter o serviço estável durante todo o mês garante que a meta de número de visitas seja alcançada, sem perda de receita, e portanto a disponibilidade do serviço é fator crítico.

Além disso, a tendência global de crescimento de ataque de DDoS (Ataques Distribuídos de Negação de Serviço) usados com frequência para derrubar sites e serviços na internet, é um desafio constante. Este tipo de ataque , que pode causar danos irreparáveis à imagem e prejuízos de grande porte a qualquer empresa, se tornou tema prioritário na NZN, que buscava um modelo de infraestrutura que reduz capaz de mitigar riscos de maneira eficiente, poderosa e ao mesmo tempo de simples implantação.

Diante da quantidade de conteúdos produzidos e importância da rápida publicação no aumento da audiência, a tecnologia adotada precisava garantir que os novos conteúdos estivessem disponíveis para usuários em tempo real, no mesmo segundo de sua publicação.

Resultados e impactos

A negociação foi rápida. Os grandes ganhos na performance e segurança, juntos ao aumento de eficiência na gestão e deploy das aplicações foram decisivos na escolha do cliente pela Azion. Na mesma semana, o time de Global Services & Support da Azion auxiliou o cliente na construção de um cronograma para a implantação de mais de 100 Edge Applications em um período de 30 dias e treinou o time do cliente para garantir resultados desejados com a implantação.

Os avançados algoritmos de detecção de usuários e dispositivos, responsáveis por garantir a performance e disponibilidade da rede de Edge da Azion, além da flexibilidade do painel de controle e APIs da Azion, trouxeram benefícios a NZN desde o primeiro dia.Mais de 90% das aplicações da NZN passaram a ser respondidas diretamente por Edge Applications, sem a necessidade de acessar a infraestrutura de origem. Ao rodar as aplicações do cliente mais próximas aos usuário e dispositivos, e com o mínimo de latência, o tempo de carregamento dos conteúdos da NZN melhorou drasticamente, e o cliente teve uma grande redução no custo com a infraestrutura de origem.

O grande impacto para o usuário final da NZN foi a redução de até 50% no tempo de carregamento dos conteúdos, algo que amplia a retenção do leitor e a fidelização a marcas famosas como TecMundo, The Brief e Baixaki. Depois de implantar as soluções da Azion, a NZN aprimorou a experiência geral do usuário de seus sites em todo Brasil.

Para que a implementação fosse bem sucedida, os times da Azion e da NZN trabalharam juntos para construir um grande número de Edge Applications em tempo recorde. A Azion fez um mapeamento completo para realizar a migração e reutilizar Edge Applications comuns a mais sites, para evitar código duplicado. "Nosso time não havia trabalhado anteriormente com a plataforma da Azion, mas após um rápido treinamento o time se sentiu apto a trabalhar em conjunto com o time da Azion na migração das aplicações e garantir uma migração rápida e de baixo impacto", afirmou o CTO da NZN.

“O benefício foi muito além da performance. A flexibilidade e facilidade em utilizar os produtos da Azion para construir e acompanhar as aplicações é um dos principais diferenciais da empresa. Outro destaque é o atendimento e a preocupação que a Azion tem com seus clientes.” Cezar Baldi, CTO da NZN

A oferta de segurança em múltiplas camadas da Azion foi outro grande benefício sentido ao implantar a Azion, e trouxe a segurança necessária para a NZN. Combinando várias medidas contra ameaças de diferentes tipos e origens, o cliente pôde construir suas próprias regras de segurança em um modelo self-service, e passou a contar com o time de resposta a incidentes de segurança (Security Response Team) da Azion para garantir os melhores níveis de serviço, mesmo sob complexos ataques. A NZN passou a contar com funcionalidades para bloqueio contra ameaças de rede (IP, ASN, Geolocalização, entre outros) e aplicação (Web Application Firewall e Bot Management), além de outras técnicas para autenticação de usuários e devices, sem perder o foco em performance.

A NZN utiliza mais de 100 aplicações de Edge, prontas para o futuro, aproveitando todos os produtos da Azion, garantindo excelentes resultados em termos de performance, confiabilidade de serviço e segurança. Para a NZN, não basta construir conteúdos ricos impactantes, é preciso garantir que os consumidores tenham acesso a eles com a melhor experiência possível. Com a Azion, a NZN consegue disponibilizar seus conteúdos para qualquer pessoa, em qualquer lugar, com agilidade, segurança e confiança. E, com isso, consegue entregar um dos seus valores mais importantes: estar sempre "ON".